ABANDONO DE CARRINHO: PORQUE O SMART LOCKER É UMA SOLUÇÃO DE OMINICANALIDADE?
Certamente uma das grandes dores do e-commerce é o abandono de carrinhos de compras. Em tempos de rápidas mudanças de comportamento do consumidor, oferecer comodidade e agilidade fazem toda a diferença. Em contrapartida, quando, como empreendedores, precisamos garantir que os custos não se tornarão insustentáveis.
E como resolver esse paradoxo? Precisamos primeiro entender nosso cliente.
Comportamento consumidor na atualidade e os impactos no e-commerce
De fato o comportamento do consumidor brasileiro passou por profunda transformação e de acordo com o artigo publicado recentemente pela Mercado & Consumo: “As transformações no cenário econômico e social brasileiro moldaram um consumidor multifacetado e exigente. O estudo Full View, da Nielsen, destaca a necessidade das marcas adaptarem suas estratégias para atender a um consumidor que busca equilíbrio entre racionalidade e indulgência, influenciado por um ambiente digital dinâmico.”
Podemos destacar o olhar atento para a mudança de paradigma do consumidor. Sabendo que hoje lidamos com gerações que passaram por crises econômicas, políticas e sanitárias, além da latente preocupação com mudanças climáticas e o bem-estar. Essas características tornam ainda mais desafiadora a busca por soluções que satisfaçam o consumidor na sua totalidade.
De acordo com a publicação de abril deste ano da E-commerce Brasil a Neotrust mostra que as vendas via comércio eletrônico cresceram 50% em relação à pré-pandemia. E de acordo com a projeção da ABComm para 2024, o e-comerce brasileiro deverá atingir R$ 205,11 bilhões até o fim do ano.
Abandono de carrinho, quais os motivadores?
Se os resultados são tão promissores e as projeções bastante otimistas, imagine quando diminuirmos a incidência do abandono de carrinhos de compras?
Em termos globais, segundo o Moosend, 69% dos carrinhos do comércio online são abandonados pelos usuários em alguma das etapas de compra. Na América Latina, a taxa média é de 75,3%, e, no Brasil, ela é de 82%, segundo o E-Commerce Radar.
Estudo feiro pela Yampi revela que quase 70% dos carrinhos são abandonados na etapa de dados para entrega. A pesquisa identificou em quais etapas cerca de 9,5 milhões de carrinhos foram abandonados em lojas que utilizaram a plataforma de e-commerce da Yampi nos últimos seis meses.
Os números diferem, mas em todos os estudos são bastante representativos.
De acordo com este estudo, as razões de abandono estão distribuídas da seguinte forma:
39% indecisão
36,5% prazo demorado de entrega
6,5% frete alto
5,69% apenas pesquisa
4,87% pagamentos limitados
1,62% problemas técnicos com a plataforma
Smart Locker como solução de ominicanalidade
Somados ao comportamento do consumidor, ainda precisamos considerar alguns desafios do e-commerce.
Estima-se que 30% dos CEPs enfrentam restrições na entrega, impactando diretamente as vendas do e-commerce. Em virtude disso, por vezes, o consumidor migra sua compra para o varejo físico por falta de opções de entrega.
Quando analisamos os impactos negativos de entrega, podemos identificar: fretes caros, lentidão de entrega e custos elevados.
Para solucionar essas dores, a Clique Retire desenvolveu uma rede de armários inteligentes que garante ao consumidor final conveniência.
Estamos estrategicamente posicionados em locais de grande circulação de pessoas, possibilitando o acesso em horário estendido e aos finais de semana, facilitando a entrega ou logística reversa dos produtos.
Para isso, desenvolvemos as competências-chave de:
Logística – somos uma transportadora que opera coleta, transferência e entrega. Garantimos o seguro dos seus pacotes e a rastreabilidade completa.
Tecnologia – desenvolvemos nossa própria tecnologia, adaptada às necessidades do público brasileiro, proporcionando uma experiência intuitiva, democratizando o acesso a nossa solução.
Real State – analisamos o fluxo de pessoas em uma cidade e definimos os melhores pontos onde nossos lockers devem ser instalados. Escolhemos locais estratégicos, com alto fluxo de pessoas, alta visibilidade, conveniência e segurança. Por isso estamos presentes em estações de metrô, terminais urbanos, postos de gasolina, shoppings center e muitos outros estabelecimentos.
Além disso, operamos na modalidade home delivery (entrega a domicílio), abrangendo o máximo de possibilidades de satisfação total do seu cliente e garantia de melhor entrega.
O que resulta na prática em:
Agilidade de entrega
Redução de custo
Maior garantia de sucesso no serviço
Nossa missão é simplificar sua operação e maximizar seus resultados.
Como podemos tornar a sua operação mais eficiente?
Fonte:
Ecommerce Brasil. (2024). [E-commerce brasileiro cresce 50% em relação à pré-pandemia, mostra Neotrust]. Disponível em https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-cresce-50-em-relacao-a-pre-pandemia-neotrust
E-commerce Brasil. (2024). [Compras on-line atingem R$ 185,7 bilhões no Brasil em 2023, revela ABComm]. Disponível em https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/compras-on-line-atingem-r-1857-bilhoes-no-brasil-em-2023-revela-abcomm
Mercado&Consumo. (2024) [Pesquisa analisa 30 anos de consumo no Brasil e destaca principais mudanças de comportamento]. Disponível em https://mercadoeconsumo.com.br/12/06/2024/consumo/pesquisa-analisa-30-anos-de-consumo-no-brasil-e-destaca-principais-mudancas-de-comportamento/?cn-reloaded=1